Glee é uma série de televisão musical comédia-drama que vai ao ar na Fox nos Estados Unidos. Centra-se no Clube de glee Novas Direções competindo no circuito de show coirs, enquanto os seus membros a lidam com situações de relacionamento, sexualidade e questões sociais. O elenco principal inicial abrange o diretor do Clube Glee e professor de espanhol Will Schuester (Matthew Morrison), sua esposa Terri Schuester (Jessalyn Gilsig), a treinadora das líderes de torcida Sue Sylvester (Jane Lynch), conselheira de orientação Emma Pillsbury (Jayma Mays), e oito membros do clube interpretados por Dianna Agron,Chris Colfer, Kevin McHale, Lea Michele, Cory Monteith, Amber Riley, Mark Salling e Jenna Ushkowitz. Para a segunda temporada, ex-membros recorrentes do elenco Mike O'Malley,Heather Morris e Naya Rivera foram promovidos ao elenco principal. A série foi criada porRyan Murphy, Brad Falchuk e Ian Brennan , que primeiro concebeu Glee como um filme. Na televisão foi transmitida em 19 de maio de 2009, e a primeira temporada foi ao ar a partir de 09 de setembro de 2009 a 08 de junho de 2010.
A segunda temporada começou em 21 de setembro de 2010, e uma terceira temporada foi encomendada. Glee apresenta na tela baseada no desempenho números musicais que são selecionados por Murphy. Canções abrangidas no programa são liberados através da iTunes Store durante a semana de transmissão, e uma série de álbuns foram lançados pelaColumbia Records. A música de Glee foi um sucesso comercial, com mais de treze milhões de vendas digitais individuais e cinco milhões de álbuns vendidos. O marketing da série inclui também lançamentos em DVD e Blu-Ray, uma série de livros, um aplicativo do IPAD, e um jogo de karaoke para o Wii.
Durante sua primeira temporada,Glee recebeu críticas favoráveis, com | média Metacritic Metacritic ponderada baseada na impressão de 18 resenhas críticas de 77 por cento. A temporada foi nomeado para dezenove Emmys, quatro Golden Globe Awards, seis Satellite Awards entre outros, com vitórias incluindo o Golden Globe Awards de 2010 para Melhor Série de Televisão, Comédia ou Musical, e os prémios Emmy de Atriz Coadjuvante para Lynch, ator convidado para Neil Patrick Harris e direção para Murphy. A segunda temporada atualmente tem sido indicado para cinco Globos de Ouro, incluindo Melhor Série de Televisão em Comédia e assim como as nomeações para Matthew Morrison, Jane Lynch,Lea Michele e Chris Colfer. Em março de 2010 a série foi adquirida pela Rede Globo
Sinopse
A história da série é focada nos esforços do professor de espanhol Will Schuester, em reerguer o coral da escola William McKinley emLima, Ohio, chamado de "Glee Club" (Clube do Coral), que no passado foi motivo de grande orgulho para todos os alunos na instituição. No entanto, a escola não tem recursos para sustentar o coral, que a princípio só atrai os alunos pouco populares e estigmatizados.
Assim, eles precisam chegar à final do campeonato regional de corais para garantir a verba para continuar funcionando. No meio disso, a professora Sue Sylvester, que treina o time de líderes de torcida da escola, que já venceu inúmeros campeonatos, está disposta a tudo para atrapalhar o sucesso do coral "Novas Direções", já que ele pode resultar em menos prestígio e dinheiro para seu time de líderes de torcida.
Enquanto isso, a popular Quinn é expulsa das líderes de torcida por ficar grávida de Puck, mas todos acham que Finn é que é o pai da criança, pois a ex-líder acha Puck um "perdedor na vida" e Finn mais responsável para assumir a paternidade de seu filho. No meio de tudo isso, a esposa de Will, tem uma gravidez psicológica, ou seja, queria tanto engravidar que seu corpo imitou os sintomas. Após saber disso, decide adotar a filha de Quinn, uma vez que havia contado a todos que estava grávida.
Além de todos estes casos, outros sofrem por outros problemas: Artie tem uma difícil vida na cadeira de rodas, Tina finge ser gaga para parecer estranha e não fazer as provas, Quinn fica grávida do melhor amigo do namorado Finn, Rachel não assume que outra pessoa seja melhor que ela, Kurt assume que é homossexual para o pai e o próprio Will está com problemas no relacionamento com sua esposa, pois está apaixonado por outra, quem tambem está correspondida.
Após ficarem em último lugar nas Regionais, perdendo para o Vocal Adrenaline, e a transferência de Matt para outra escola, os alunos voltam à escola ainda mais perdedores aos olhos dos outros estudantes.
Para movimentar a trama temos o namoro conturbado de Finn e Rachel, a separação de Tina e Artie, formando um novo casal que seria Tina e Mike, a volta de Quinn como líder de torcida, a prisão de Puck, o bullying contra Kurt, entre outras situações. Além do mais, temos a participação de novos personagens, como a nova treinadora de futebol Beiste, o novo aluno Sam Evans, que só após algum tempo resolve entrar no Glee, Sunshine uma aluna de intercâmbio que faz uma audição para entrar no Glee, porém acaba sendo transferida e vai para o Vocal Adrenaline, tudo por causa de Rachel. Ainda há Blaine, um novo personagem homossexual que pertence a um coral rival, mas que mantém uma certa amizade com Kurt.
Nesta temporada a série também ganha à presença de grandes celebridades, tal como a cantora pop Britney Spears, os atores John Stamos (Carl – novo namorado de Emma), Gwyneth Paltrow (Holly Holiday – professora substituta) e Carol Burnett (Mãe de Sue).
Essa temporada também oferece capítulos especiais como de Halloween, homenageando o musical “The Rocky Horror Picture Show”, de Natal, reproduzindo algumas das músicas natalinas mais famosas como “Last Christmas” e um capítulo chamado "Britney/Brittany" com sucessos da cantora pop Britney Spears,como "Toxic" e "Stronger".